› Home  › Notícias  › Notícia

Núcleos rurais podem ganhar serviços de telefonia; reunião em BH reuniu vereadores de JF

 

Os núcleos rurais de Valadares, Toledo, Humaitá, Monte Verde, Caeté e Penido podem ganhar, ainda este ano, serviços de cobertura de celular e comunicação de dados. A medida foi debatida nesta quarta-feira, dia 08, em Belo Horizonte, em reunião realizada com o secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Helvécio Miranda Magalhães Júnior.

Participaram do encontro os vereadores da Comissão Especial de Telefonia, Comunicação e Internet Móvel, Vagner de Oliveira (PSC), Delegada Sheila (PTC), Marlon Siqueira (PMDB), André Mariano (PSC); os parlamentares da Comissão de Eletrificação Rural, vereadores Kennedy (PMDB) e Sargento Mello Casal (PTB), além do superintendente da Seplag, Rodrigo Diniz, o deputado estadual Isauro Calais, quem agendou a visita, além da chefe do departamento de Planejamento e Ordenamento Territorial da Prefeitura de Juiz de Fora, Fabíola Ramos.

A meta é garantir do Estado a inclusão dessas localidades no Programa Minas Comunica II para viabilizar os investimentos necessários do setor de telecomunicação. Em reunião ano passado no órgão, o secretário acenou com essa possibilidade, mas adiantou que os núcleos deveriam ser transformados em distritos, o que seria um requisito do Programa.

Segundo o vereador Vagner, presidente das duas comissões, esse processo já está em andamento pela Prefeitura de Juiz de Fora. “O que queremos agora é que o Estado reafirme seu compromisso de inclusão no Programa desses futuros distritos”. Para o vereador, se tudo correr como planejado, até final do ano as comunidades já poderão contar com os novos serviços.

Após reunião na Secretaria de Estado, o grupo foi na Fundação João de Pinheiro que dará continuidade aos estudos técnicos para a transformação dos núcleos em distrito. A Fundação será responsável por fazer o trabalho de delimitação de cada Distrito. 


Informações: 3313- 4734 - Assessoria de Imprensa da Câmara
 
 

R. Halfeld, 955 - Gabinete 302- Centro, Juiz de Fora - MG - (32) 3313 4938 - kennedy@camarajf.mg.gov.br