› Home  › Notícias  › Notícia

Vereadores vão a Belo Horizonte pedir comunicação para a Área Rural de Juiz de Fora

Nesta quarta-feira, 08 de fevereiro, os vereadores Kennedy, Vagner de Oliveira, Delegada Sheilla, Sargento Mello, Marlon Siqueira e André Mariano, que fazem parte das comissões de eletrificação e comunicação rural, estiveram em Belo Horizonte.Junto do Deputado Estadual Isauro Calais, foi solicitado ao secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Helvécio Magalhães, que intercedesse para que 5 localidades de Juiz de Fora entre elas, Valadares, Penido, Caeté, Monte Verde e Humaitá, fizessem parte do Programa Minas Comunica 2.

 

Este Programa visa implementar o serviço de cobertura celular e comunicação de dados em 692 distritos de 359 municípios mineiros, onde residem cerca de 1,17 milhão de pessoas. Entretanto, as cinco localidades de Juiz de Fora, não poderiam ser contempladas pelo programa por questão de nomenclatura, já que ainda são classificados como povoados.

Na ocasião, foi ressaltado que os parlamentares vão criar um projeto de lei para elevar estes povoados a distrito, e assim conseguir que os novos distritos façam parte do Programa Minas Comunica 2, e atender aproximadamente 50 mil pessoas.

 

Em visita ao secretário, Helvécio Magalhães, também foi solicitado a este que interceda junto à Fundação João Pinheiro, para que o estudo cartográfico dessas localidades fosse realizado o quanto antes. Após esta visita, os parlamentares foram recebidos pelo diretor da Fundação,Daniel Lisbeni, para esclarecimentos a respeito da contratação da 

mesma para realizar os estudos das localidades. O diretor explicou que cabe a prefeitura pedir nova contratação da Fundação, uma vez a responsabilidade deste estudo era do IGTEC (Instituto de Geotecnologia), extinto em 2016.

Os edis também estiveram com representantes das empresas de comunicação Vivo, Oi, Claro e Tim, a fim de pedir o empenho das operadoras. A Vivo, empresa que detém o aditivo com o Governo Estadual, mencionou que a localidade de Valadares, após elevada a distrito, seria a primeira a receber telefonia móvel e comunicação de dados, por já possuir instalação de uma torre, faltando alguns reparos para seu funcionamento pleno, o que vai acontecer após esta região ser considerada um distrito da cidade.

 

Em sua primeira fase, o Programa minas comunica 1 foi um sucesso e teve 100% das áreas estipuladas atendidas.

 

 

 

 
 

R. Halfeld, 955 - Gabinete 302- Centro, Juiz de Fora - MG - (32) 3313 4938 - kennedy@camarajf.mg.gov.br