› Home  › Notícias  › Notícia

Kennedy junto com a Comissão de Defesa dos Idosos realiza homenagem presencial a centenários

 

No dia 09 deste mês, a Câmara Municipal, por meio da Comissão de Defesa dos Idosos, homenageou 25 pessoas centenários de Juiz de Fora. Por algumas dificuldades, dez centenários não puderam estar presentes ao evento para receber a condecoração. Por iniciativa da Comissão, surgiu a decisão de ir até a estes idosos e homenageá-los pessoalmente, o que ocorreu na tarde da última sexta-feira, 19 e continuará nesta sexta-feira , 26.  

 
Entre casas de acolhimento à terceira idade e lares próprios, os vereadores, Ana do Padre Frederico - presidente da Comissão (PMDB), Kennedy Ribeiro (PMDB) e João Coteca (PR) fizeram a visita a cinco idosos. Os parlamentares ouviram histórias marcantes, recitação de poema e ouvirem música cantada pela centenária Maria José de Jesus.
 
A surpresa tomou conta da primeira idosa Joana Luiz, de 101 anos, ao receber a visita da equipe da Câmara. "Uma homenagem que eu jamais esperava, apareceu de repente. Eu só tenho que agradecer a todos pela lembrança", disse Joana. Prestes a completar um século de vida, a aposentada Célia Couto Teixeira deu uma dica para os jovens de hoje. "É preciso saber caminhar com amor. Porque a vida não é para os fracos, é preciso vencer cada etapa com fé e esperança."
 
Naturalmente, o sedentarismo atinge a faixa etária dos idosos rapidamente, mas de acordo com José Lopes Filho, de 100 anos, se o corpo não responde muito bem, é preciso investir e realizar tarefas para exercitar os neurônios. Para isso, José Lopes, diariamente, utiliza seu facebook e twitter para se  conectar com a atualidade.
 
A última homenageada do dia e a mais velha, com 102 anos, Rita Pinto tem um segredo que atravessa gerações de sua família: uma dose de vinho no horário do almoço. "Vinho tem um bom gosto. É uma tradição que vem dos meus pais e da minha avó."    
 
A presidente ficou surpresa pelo o que presenciou na tarde de sexta. "A cada idoso que a gente visitou, vimos que eles estavam lúcidos e com uma qualidade de vida espetacular, além de ter visto que estão com saúde." Os idosos declararam que a fé e uma boa alimentação é uma ótima receita para uma boa longevidade.  
 
FONTE: ASSESSORIA CMJF
 
 

R. Halfeld, 955 - Gabinete 302- Centro, Juiz de Fora - MG - (32) 3313 4938 - kennedy@camarajf.mg.gov.br