› Home  › Notícias  › Notícia

Feira de artesanato pode ter novo local

O vereador João Kennedy Ribeiro, membro efetivo da Comissão Permanente de Abastecimento, Indústria, Comércio, Agropecuária e Defesa do Consumidor e demais membros se reuniram com a Associação de artesãos do São Mateus na tarde desta segunda-feira, 03, a fim de discutir algumas demandas desta associação.

Os membros presentes solicitaram à comissão empenho quanto à realização de uma feira de artesanato, moda e design semanal, ainda sem dia específico, em horário comercial, que ficaria do lado esquerdo do Cine-Theatro Central. Desse modo, esse espaço seria mais um local de exposição destes artesãos, que já realizam feira aos sábados, na praça Jarbas de Lery, no Bairro São Mateus. A associação tem parceria com o Instituto de Artes e Design (IAD) da UFJF, sendo a feira um espaço para os alunos exporem seus trabalhos. 
 
“Nós temos um artesanato muito rico em Juiz de Fora”, salientou o diretor financeiro da associação, Juninho Sobreira, que afirmou que este projeto não tem ônus para o Executivo, ficando a responsabilidade com despesas por conta da associação. 
 
A associação tem 20 anos de atuação na cidade, e há 19 realiza as feiras semanais no Bairro São Mateus. Dentre os 40 associados vai haver um revezamento quanto a utilização de um lado da Praça João Pessoa. 
 
O diretor financeiro disse que já procurou a diretoria do Central, e esta pediu o estudo da viabilidade do projeto junto à Prefeitura. De acordo com o presidente da comissão, vereador Charlles Evangelista (PP), a Câmara vai marcar uma reunião com o secretário de atividades urbanas, Eduardo Facio, para poder atender esta demanda.
 
Outro proposta trazida ao Legislativo foi a elaboração da semana do artesanato mineiro, dentro do dia municipal do artesão, comemorado no dia 19 de março, e, também, a semana cultural do artista especial, que por lei deveria ser realizado no dia 03 de dezembro. Embora essas datas sejam previstas por lei, não há nenhum tipo de comemoração na cidade. 
 
Por isso, a associação trouxe a ideia para valorizar ainda mais este ramo. Os membros da comissão deram a sugestão de inserir a semana do artesanato mineiro dentro das festividades da semana do empreendedor. Quanto às outras propostas, ainda irão haver outras reuniões para estudar melhor o projeto. 
 

Fonte: Assessoria de Imprensa -CMJF

  

 

 
 

R. Halfeld, 955 - Gabinete 302- Centro, Juiz de Fora - MG - (32) 3313 4938 - kennedy@camarajf.mg.gov.br