› Home  › Notícias  › Notícia

Após atuação da Câmara, Executivo envia PL que cria distritos que vai possibilitar a instalação de telefonia

 Desde 2013, a Comissão Especial de Telefonia da Câmara Municipal - atualmente formada pelos vereadores Marlon Siqueira (MDB), Vagner de Oliveira (PSC), Delegada Sheila (PSL), Kennedy Ribeiro (MDB), Sargento Mello Casal (PTB) e André Mariano (PSC) - trabalha para levar serviços de telecomunicação, principalmente de telefonia móvel, para localidades que hoje são consideradas núcleos rurais de Juiz de Fora. Nesse sentido, na última semana, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) enviou à Câmara projeto de lei, por meio de Mensagem do Executivo, que cria os distritos de Caetés de Minas, Humaitá de Minas, Monte Verde de Minas, Penido e Valadares. O texto deve ser votado a partir do dia 16 de agosto, quando termina o recesso legislativo.

A criação dos distritos possibilita a instalação de antenas, que melhoram o sinal de telefonia. “A instalação desse equipamento não melhora apenas a comunicação desses locais, mas também traz melhorias nas áreas de educação, segurança e saúde. Com o sinal de telefonia, chega também a internet, que hoje em dia é universal e a zona rural da nossa cidade não poderia ficar de fora”, afirmou o presidente da Comissão, vereador Marlon Siqueira (MDB). Ele agradeceu aos vereadores da Comissão e a Prefeitura de Juiz de Fora.

“Este projeto de lei é essencial pois somente distritos podem participar do Programa Minas Comunica II, de âmbito estadual, que leva as Estações de Rádio Base (ERB) a esses locais”, explica o vereador Kennedy Ribeiro (MDB), que acompanhou os trabalhos da Comissão de Telefonia.

O vereador Vagner de Oliveira (PSC) afirmou que a eventual aprovação do projeto é apenas mais um passo para que o sinal de telefonia chegue a esses locais. “Ainda precisamos da publicação da lei no órgão oficial do estado e a implantação das antenas nesses locais”, disse. Segundo ele, além das antenas, outros benefícios da criação de distritos são a chegada dos Correios e mais facilidade para essas áreas receberem recursos públicos.


Novos distritos serão criados a partir de outros já existentes

O projeto prevê que os distritos de Penido e Valadares serão desmembrados do território do distrito Rosário de Minas;  já Monte Verde de Minas e Humaitá de Minas serão desmembrados da área do distrito de Torrões; e Caeté de Minas será formado por uma parte que atualmente é território do distrito de Sarandira e outra que atualmente pertence a área rural do Distrito Sede. Com isso, o limite interdistrital entre o Distrito Sede e o distrito de Sarandira seria alterado.

O desmembramento proposto tem como base o estudo técnico dessas localidades realizado pela Fundação João Pinheiro em parceria com técnicos da Prefeitura de Juiz de Fora. Para a definição dos limites interdistritais, o estudo adotou como critérios córregos, vertentes, bacias hidrográficas, topos de morros e estradas. Esses critérios foram utilizados por serem considerados mais fáceis de se identificar visualmente na delimitação do território. 

 
 

R. Halfeld, 955 - Gabinete 302- Centro, Juiz de Fora - MG - (32) 3313 4938 - kennedy@camarajf.mg.gov.br